quarta-feira, 29 de junho de 2011

Samael - O Veneno de Deus


Segundo a etimologia, Samael significa Veneno (Sama) de Deus (El). Também é chamado de acusador, sedutor, deus-cego e destruidor.

Na Cabala é um dos sete anjos que estão diante do Trono de Deus (Apocalipse 8:2)e são representações dos Poderes Divinos, estando diretamente ligado a um dos dons divinos de agir sobrenaturalmete. Tais poderes cósmicos podem ser polarizados tanto positiva quanto negativamente dentro do ser humano.

Nas tradições judaicas é identificado como o Anjo da Morte, o chefe do quinto céu e um dos sete regentes do mundo material servido por milhões de anjos.

Conta-se que Samael é o primeiro dos anjos criados por Lúcifer, a mando de Deus. Segundo o Rabi Eliezer, ele foi o encarregado por Lúcifer, após sua expulsão do Céu, de tentar Eva. Após seduzí-la e copular com ela, instigou-la a comer do fruto proíbido.

Também é considerado o anjo que lutou com Jacó (Genesis 32:24-31) e o anjo que sustentou o braço de Abraão no momento do sacrifício de Isaque (Gênesis 22:1-13). Segundo a cabala é descrito como a "ira de Deus" e é considerado o quinto arcanjo do mundo de Briah. Foi o anjo guardião de Esaú e patrono do Império Romano.

Samael corresponde a Sephiroth Hod, significando "o mentiroso". Os demônios associados a ele são descritos como monstros amarelos com corpo de cachorro e cabeça de demônio. Hod também está associado ao racionalismo, ao intelectualismo e ao oculto. Assim sendo, Samael se converte no mentiroso, aquele que se utilizando de palavras inteligentes e racionais nega a existência de Deus e de qualquer ser acima do EU, cumprindo assim apenas sua vontade, e involuntárimente a vontade de seu criador (Lúcifer).

Visto como a inconstância do bem e do mal na humanidade, Samael em muitas crenças representa seu próprio criador, Lúcifer, em outras seu acolhedor, Deus. O que reflete bem seus atos, assim como seu nome: O Veneno de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário