sexta-feira, 24 de junho de 2011

Doppelgänger

Estou de volta com um dos meus preferidos o:




Dopplegänger
Temos outro ser das sombras, mas agora um que pode causar muita dor de cabeça, pricipalmente se ele, o doppelgänger, lhe escolher.
O que é um doppelgänger?
Segundo as lendas germânicas de onde provém, é um monstro ou ser fantástico que tem o dom de representar uma cópia idêntica de uma pessoa que ele escolhe ou que passa a acompanhar (como dando uma idéia de que cada pessoa tem o seu próprio). Ele imita em tudo a pessoa copiada, até mesmo sua características internas mais profundas. Se o escolhido tiver um tumor, o doppelgänger terá, se tiver uma gripe, o doppelgänger também a copiará.
Em sua forma original, o doppelgänger aparenta-se com uma pessoa em formação, sem pele, sem couro, apenas uma musculatura fina quase transparente (algo bem horrível de se ver), lembrando e muito um inferi (morto-vivo, controlado por algo ou alguém). Mas quando escolhe uma pessoa para imitar, o doppelgänger passa por uma metamorfose horrível, o seu corpo começa a se desfazer, novas partes surgem, até que a aparência escolhida esteja completa, semelhante a uma cobra trocando de pele.

Doppelgängers são conhecidos como mala gemini, ou gemêo malígno, por se tratar de um ser que causa o mal e a dor para aqueles que ele imita.

O Doppelgänger se alimenta da dor e do sofrimento das pessoas, e sempre as causa em pessoas relacionadas à aquela que ele copiou. Deixando a culpa dos fatos no original.

Um doppelgänger é quase impossível de ser descoberto, pois ao copiar uma pessoa, o mesmo cria um vinculo telepático com a pessoa copiada, assim, pode saber coisas que somente a pessoa saberia, fatos que ele não vivenciou, e acontecimentos que ele não viu.

Mas o doppelgänger pode ser visto também como um ser que tráz anúncios para seu original.

Como conto abaixo.


Casos famosos de Doppelgängers

Um possível caso de Doppelgänger seria o da professora Emilie Sagée, de 32 anos. Ela alega ter visto seu Doppelgänger do outro lado da janela da sala de aula onde lecionava. Os seus alunos também viram o Doppelgänger da professora e ficaram chocados. O Doppelgänger da professora apareceu quando ela escrevia no quadro-negro. Seu Doppelgänger já aparecia regularmente no refeitório e nos corredores da escola. Esse acontecimento resultou na demissão da professora.

Guy de Maupassant, o romancista francês em um de seus contos, alegava ter sido assombrado pelo seu Doppelganger perto do fim de sua vida. Numa ocasião, ele disse que esta "cópia" sua entrou no quarto, tomou um assento frente ao dele e começou a ditar o que ele deveria escrever. Ele menciona esta experiência, em seu conto "Lui".

John Donne, poeta Inglês do século XVI, cujo trabalho muitas vezes aflorou assuntos voltados para metafísica, foi visitado por um Doppelganger enquanto ele estava em Paris - e não o seu, mas o de sua mulher. Ela apareceu-lhe para mostrar um bebê recém-nascido. Sua esposa estava grávida na época, mas a aparição foi um sinal de grande tristeza. Ao mesmo momento que o Doppelganger apareceu, sua esposa havia dado à luz um filho nati-morto.

Percy Bysshe Shelley, ainda considerado um dos maiores poetas da língua Inglesa, encontrou seu doppelganger na Itália. O fantasma silenciosamente apontou em direção ao Mar Mediterrâneo. Pouco tempo depois, e pouco antes de seu trigésimo aniversário, em 1822, Shelley morreu em um acidente na pequena vela em que navegava - morrendo afogado no mesmo mar Mediterrâneo.

Rainha Elizabeth I da Inglaterra ficou chocada ao ver seu Doppelganger repousando em seu leito. A rainha morreu pouco tempo depois. A ocasião foi assunto dos jornais da época.

Em um caso que sugere que Doppelgangers podem ter algo a ver com o tempo ou dimensões extra-sensoriais, Johann Wolfgang von Goethe, o poeta alemão do século 18, encontrou seu Doppelganger enquanto cavalgava por uma estrada rumo a Drusenheim. Cavalgando em direção a ele estava seu Doppelganger, mas usando um terno cinza com reluzentes detalhes em ouro. Oito anos mais tarde, Goethe novamente viajava pela mesma estrada, mas no sentido oposto. Ele então percebeu que ele estava vestindo o mesmo terno cinza que tinha visto em seu Doppelganger oito anos antes e repetindo os mesmíssimos movimentos.
Teria Goethe visto o seu próprio futuro?




Doppelgängers seres que dão avisos e confundem

Existem muitas controvérsias sobre como esta criatura misteriosa é tratada: uns dizem que ela anuncia maus agouros, enquanto outros ditam que é uma representação acentuada do lado negativo de uma pessoa.

No primeiro caso, diz-se que ver o seu próprio doppelgänger é um sinal de morte iminente, pois a lenda reza que a pessoa está vendo a sua própria alma projetando-se para fora do corpo para assim embarcar para o plano astral.Em outras circunstâncias, se o Doppelgänger é visto por amigos ou parentes, isso é um anúncio de má sorte ou de problemas emocionais que se aproximam.

No segundo caso, há quem diga que ele assume o negativo da pessoa para tentar sobre a mesma uma influência negra, de modo a converter a pessoa a fazer coisas cruéis ou simplesmente coisas que ela não faria naturalmente. Ainda existem aqueles que especulam que o doppelgänger seja um tipo de "conselheiro" invisível para a pessoa, seja dando avisos ou implantando idéias. Dado este plano, acredita-se que o doppelgänger somente é visível para quem o tem, e mesmo em tal circunstância ele só pode ser visto espiritualmente, pois ele não se reflete em espelhos ou qualquer superfície física.

Estima-se também que cães e gatos podem ver os doppelgänger dos seres humanos, assim como qualquer outro ser das sombras, embora isso ainda não seja comprovado. Em parte há quem acredite que o doppelgänger é como o polar oposto de seu dono, ou seja, se a pessoa é boa, o doppelgänger é mau, ou o oposto.


E então, ainda acha que os seres das sombras são lendas?

Bem logo vocês leitores começaram a ver que existe muito mais entre o "céu e o inferno" do que nossos olhos podem ver.

Até a próxima, e cuidado com as sombras.



Um comentário:

  1. ótimo apesar de ser de 2009 eu achei uma matéria bastante completa!!!
    eu vi o meu e isso me esclarece bastante coisa!

    ResponderExcluir