segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lilith

Hoje vocês vão conhecer a história de Lilith, mãe de muitos demônios, e única capaz de dar a luz aos mesmos.

A história de Lilith começa na bíblia, mais precisamente, no Gênese.
Lilith, a primeira mulher, feita em igualdade de condições com o primeiro homem, Adão, e expulsa do Paraíso por tentar fazer valer essa igualdade.
Não se sabe com certeza de que forma a lenda de Lilith, esta primeira companheira de Adão, foi banida da versão Bíblica da Igreja. Mas indo às Escrituras hebraicas poderemos encontrá-la como uma mulher feita de pó negro, diferente de Adão, criado do barro, portanto, condenada a ser inferior ao homem. No fundo, Lilith já fora criada como um demônio, tendo gerado, juntamente com Adão, outros seres iguais a ela, que se vingam contra a humanidade, os devoradores de sonhos. Neste ponto, Lilith é mais fiel ao protótipo da mulher do que a submissa Eva, só que a recusa ao desejo, ao sonho erótico que subtraiu a porção divina de Adão chega, com Lilith, a extremos surpreendentes após a separação deste casal. Extremo este que o faz desejar e obrigar Deus a lhe dar uma nova companheira.

Lilith, inconformada com a situação de desigualdade vivida com Adão, questiona: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que ser dominada por você? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual." E Adão, nega-se a mudar a ordem. Lilith revolta-se, pronuncia o nome mágico de Deus, acusa Adão e vai embora do paraíso. Chega até as margens do Mar Vermelho, onde passa a viver em promiscuidade com o diabo, dá a luz aos flageladores dos descendentes de Adão, aqueles que o punem da mesma maneira que Lilith queria, através dos desejos sexuais, os demônios com sangue de Adão, Inccubus e Succubus, e então passa a gerar cem demônios por dia, os chamados Lillim. E lá ela se transforma e assume seu tenebroso destino, seduzindo homens em seu sonho, espalhando a morte, pois declarou guerra ao seu criador.

Encarnando o feminino negativo, Lilith transfigura-se, posteriormente, em inúmeras deusas lunares (Ihstar, Astarte, Isis, Cibele, Hécate), arquétipos das forças incontroláveis do submundo – a Lua Negra (assunto de outro dia). Até ser personificada pela bruxa, na Idade Média, contra a qual o homem moveu uma das mais sangrentas perseguições de toda a sua história. Mas existem muitas outras histórias sobre Lilith. Para os assírios, era considerada um demônio. No Zohar também é assimilada como a rainha dos demônios que incitava os homens. Na Kabala, pode corresponder ao 10º sefiroh, Malkuth, que reina no submundo e na escuridão, incapaz de contatar com Deus, sempre sujeita a tentações e frustrações.

Enfim, Lilith, é uma demônia que já foi dotada de livre arbítrio, e assim como Adão, criação de Deus, assim como outros tantos demônios que existem.

Até a próxima......

E lembrem-se de tomar cuidado com as sombras.

Um comentário:

  1. Cara, qual a fonte dessas informações?
    Conhecia algumas historias parecidas e que ficaram mais evidente depois de conhecer esse bolg.

    ResponderExcluir